segunda-feira, 8 de junho de 2009

Transformado Pela Provação

Deus tem um propósito por trás de cada problema.


Ele usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter. Na verdade, ele se utiliza mais das circunstâncias para nos tornar semelhantes a Jesus do que da nossa leitura na bíblia. A razão é óbvia: você se defronta com as circunstâncias da vida 24 horas por dia.



Jesus nos alertou dizendo que teríamos problema no mundo. Ninguém está imune à dor ou livre de sofrer; e ninguém tem a oportunidade de atravessar a vida sem problemas. A vida é uma série de problemas. Toda vez que você resolve um, tem outro aguardando a vez. Nem todos são grandes, mas mais todos são importantes para o processo de crescimento que Deus tem para você. Pedro nos assegura de que problemas são normais: Queridos amigos, não se assustem nem se admirem quando vocês passarem pelas provas ardentes que estão para vir, pois isto não é coisa estranha nem fora do comum que lhes vai acontecer.


Deus utiliza os problemas para trazê-lo para perto de si. A Bíblia diz: O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. Suas mais íntimas e profundas experiências de adoração ocorrerão provavelmente nos dias mais sombrios – quando seu coração estiver partido, você se sentir abandonado, não tiver mais nenhuma opção, a dor for intensa – e você buscar somente a Deus. É durante períodos de sofrimento que aprendemos a fazer nossas orações mais sinceras, autênticas e honestas para com Deus. Quando sentimos dor física ou emocional, não temos disposição para orações superficiais.


Joni Eareckson Tada observa: “Quando a vida é um mar de rosas, podemos passar o tempo adquirindo conhecimentos sobre Jesus, imitando-o, citando-o e falando sobre ele. Mas é somente ao sofrer que conhecemos a Jesus”.No sofrimento, aprendemos coisas a respeito de Deus que não podemos aprender de nenhuma outra forma.


Deus podia ter mantido José fora da cadeia, Daniel fora da cova dos leões, evitando que Jeremias fosse lançado em um poço de lama, impedindo os três naufrágios de Paulo, evitando que os três jovens hebreus fossem jogados na fornalha em chamas – mas não o fez. Ele deixou que esses problemas ocorressem, e, em decorrência deles, cada um desses homem foi para mais perto de Deus.


Os problemas nos forçam a olhar para deus e depender dele em vez de confiar em nós mesmos. Paulo testificou desse beneficio: Sentimos que estávamos condenados à morte e percebemos como éramos fracos demais para socorremos a nós mesmos; isso, porém, foi bom, porque assim nós colocávamos tudo nas mãos de Deus, o único que poderia salvar-nos, pois é capaz até de levantar os mortos. Você nunca saberá que Deus é tudo o que você precisa até que lê seja tudo o que você tiver. Independentemente da causa, nenhum de seus problemas poderia acontecer sem a permissão de Deus. Tudo o que ocorre a um filho de Deus é filtrado por ele, e ele pretende usar tudo isso para o bem, mesmo que Satanás e outros tencionem usar para o mal.


Uma vez que Deus está soberanamente no controle, acidentes são apenas circunstância do plano de deus para você. Como todos os dias de sua vida foram escritos no calendário de Deus antes que você nascesse, tudo que acontece com você tem significado espiritual. Tudo! Romanos 8.28,29 explica por quê: Sabemos que Deus age em todas as coisas, de modo que trabalhem em conjunto para o bem dos que o amam e são chamados de acordo com o seu propósito. Pois Deus conhecia de antemão as pessoas e as escolheu para se tornarem iguais a seu Filho.







...pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 2 Coríntios 4.17



Do livro : Uma Vida Com Próposito

Nenhum comentário: