domingo, 29 de março de 2009

Teste sobre Dons Espirituais

Teste sobre Dons Espirituais

I. Avaliação

Coloque nos quadrinhos correspondentes a cada um dos 45 itens uma nota levando em conta os seguintes critérios:

3 - Se lhe descrever de uma forma correta.
2 - Se estiver se referindo a uma forte tendência sua.
1 - Se você tiver uma pequena inclinação para isto.
0 - Se não tem absolutamente nada a ver com você.

01

10

19

28

37

A=

02

11

20

29

38

B=

03

12

21

30

39

C=

04

13

22

31

40

D=

05

14

23

32

41

E=

06

15

24

33

42

F=

07

16

25

34

43

G=

08

17

26

35

44

H=

09

18

27

36

45

I=

Observação: faça a soma no sentido da esquerda para a direita

1. Gosto de apresentar a verdade de Deus numa forma interessante e entusiasta.

2. Estou sempre pronto para colocar em posição secundária meu conforto pessoal a fim de que as necessidades alheias sejam satisfeitas.

3. Tenho facilidade para explorar a verdade de um texto dentro do seu contexto.

4. Procuro incentivar individualmente os que vacilam e tem problemas espirituais.

5. Administro meu dinheiro, mesmo quando pouco, de modo a separar uma quantia generosa para o trabalho de Deus.

6. Acho fácil delegar responsabilidades e preparar outras pessoas para realizações no campo espiritual.

7. Sou muito sensível às necessidades dos outros.

8. Acho fácil falar de Jesus para não crentes.

9. Gosto de acompanhar cristãos para ajudá-los no seu crescimento espiritual.

10. Quando tento persuadir pessoas a respeito de suas reais motivações, faço-o de modo muito convincente.

11. Consigo levar pessoas a se sentirem à vontade na minha presença.

12. Sinto grande impulso para descobrir conceitos bíblicos e repassá-los a outros.

13. Sempre estou interessado e procuro ajudar o crescimento espiritual das pessoas e levá-las a serem ativas na obra de Deus.

14. Alegro-me em dar recursos materiais, de sorte que a obra do Senhor possa ser promovida.

15. Sou eficiente em supervisionar as atividades dos outros.

16. Gosto de visitar pessoas hospitalizadas ou que não podem sair de casa.

17. Já tive experiências de levar outros a fé em Jesus.

18. Tenho experiência de levar cristãos a permanecerem firmes na fé devido ao meu acompanhamento.

19. Posso apresentar a Palavra de Deus a uma congregação de pessoas com clareza a ponto de serem trazidas à luz verdades escondidas.

20. Sinto-me feliz quando solicitado a dar assistência a outros na obra do Senhor sem necessariamente ser indicado para um posto de liderança.

21. Sou muito interessado em apresentar conceitos bíblicos de modo bem claro, dando especial atenção a definição de palavras importantes no texto.

22. Sinto-me feliz por poder tratar as pessoas feridas espiritualmente.

23. Não tenho nenhum problema em confiar os meus recursos a outros para a obra do ministério.

24. Posso planejar as ações de outras pessoas, com calma, e dar-lhes os detalhes que as capacitem a trabalhar com eficiência.

25. Tenho grande interesse pelos que se acham envolvidos em dificuldades.

26. Considero um grande problema o fato de muitos cristãos não falarem aos outros da sua fé em Jesus.

27. Preocupo-me com o fato de que muitos cristãos não receberem um acompanhamento na sua vida pessoal e espiritual.

28. Esforço-me grandemente para obter resultados, sempre que apresento as verdades da Palavra de Deus.

29. Sinto-me bem quando proporciono um agradável acolhimento aos hóspedes.

30. Sou diligente em meu estudo da Bíblia e dispenso cuidadosa atenção a necessária pesquisa, não apenas para mostrar sabedoria, mas porque eu gosto.

31. Julgo poder ajudar os que têm necessidades de aconselhamento sobre problemas pessoais.

32. Preocupo-me em saber que o trabalho de assistência social está sendo suprido de recursos.

33. Procuro estar ciente dos recursos disponíveis para a execução das tarefas que tenho que realizar.

34. Sinto-me feliz quando consigo atingir pessoas geralmente esquecidas pelos outros.

35. Para mim é fácil perceber quando uma pessoa está aberta a aceitar o evangelho.

36. É fácil, para mim, acompanhar pessoalmente um grupo de cristãos e me empenhar pela sua unidade.

37. Verifico que minha pregação leve pessoas a um ponto de decisão definido.

38. Gosto de aliviar a carga das pessoas que ocupam uma posição-chave, de sorte que possam esforçar-se mais em tarefas a elas concernentes.

39. Posso explicar bem como a Bíblia mantém sua unidade.

40. Sou agudamente consciente das coisas que impedem as pessoas em seu desenvolvimento espiritual e anseio por ajudá-las a vencer seus problemas.

41. Sou cuidadoso com a questão de dinheiro e oro de continuo acerca de sua distribuição adequada na obra do Senhor.

42. Tenho objetivos bem definidos e consigo levar outros a assumirem meus objetivos.

43. Posso relacionar-me com outras pessoas emocionalmente e me disponho a ajudá-las quando for necessário.

44. Estou disposto a freqüentar um curso preparatório para o evangelismo.

45. Estou disposto a assumir a responsabilidade por um grupo de irmãos.

OBS.: As instruções a seguir só poderão ser lidas depois de terminada a avaliação.


II. A descoberta

Some os pontos no sentido horizontal e coloque o resultado no espaço correspondente no final de cada linha. As notas mais altas apontam suas tendências.

A = PROFECIA

E = CONTRIBUIÇÃO

B = SERVIÇO

F = GOVERNO

C = ENSINO

G = MISERICÓRDIA

D = EXORTAÇÃO

H = EVANGELISTA

E = CONTRIBUIÇÃO

I = PASTOR (Presbítero)

III. Explicação de alguns dos dons Espirituais. O que eles significam?

1. Apóstolo

Mensageiro, enviado com autoridade como embaixador. A função do missionário pioneiro hoje é, quanto ao sentido geral, a mesma dos apóstolos.

No caso dos doze, eram enviados diretamente por Cristo numa missão especial e com autoridade especial: eram os que transmitiriam e interpretariam o corpo de verdade revelada (a doutrina de Cristo) para a Igreja - At 2.42; 1 Co 3.11; Ef 2.20. Nesse sentido específico os doze apóstolos foram singulares - Ap 21.14.

2. Profetas / Profecias

"Fazer brilhar", capacidado por Deus para transmitir a Palavra - 2 Pe 1.19; Co 14.3. Alguém que edifica, exorta e consola. É o dom de expor a verdade divina de modo claro, brilhante, fascinante e irresistível. Também pode referir-se ao que prevê algo - At 11.27-30.

3. Evangelista

Literalmente, "Mensageiro de Boas Novas" - At 21.18; Ef 4.11; 2 Tm 4.5. A incumbência de evangelizar e de ganhar almas é geral para todos os membros do Corpo, mas o dom é particular, e seu fruto é produzir muitas conversões e equipar a Igreja para ganhar almas para Cristo. É alguém que comunica o Evangelho de maneira relevante e conveniente.

4. Pastor-Mestre

Capacidade para apascentar o rebanho ensinando e aplicando as verdades bíblicas à vida, aprofundando as convicções doutrinárias produzindo progresso na fé e na experiência cristã. Suas funções são:

* At 20.28 - apascentar, cuidar e vigiar o rebanho de Cristo na Terra;

* Ef 4.11, 12 - equipar, treinar, os santos para a obra do ministério do Corpo;

* 2 Tm 4.5 - supervisionar o funcionamento do Corpo de Cristo;

* Vários Presbíteros, Anciãos e Bispos são também pastores e mestres 2Tm 3.2; 5.17-20; 1 Pe 5.1-4.

5. Ensino

1 Co 12.28; Rm 12.7 - Capacidade de comunicação da verdade divina à vida dos ouvintes, resultando em edificação espiritual. Habilidade de transmitir a sabedoria e o conhecimento, ou os frutos desses dons.

6. Conhecimento

1 Co 12.8 - Capacidade de aprender, de assimilar conhecimentos espirituais.

7. Sabedoria

1 Co 12.8 - Capacidade de interpretar as Escrituras e aplicá-las à vida de modo funcional e eficiente.

8. Exortação

Rm 12.8; 15.14 - Capacidade espiritual de encorajar. "Aqueles que possuem esse dom são capazes de inspirar outros à ação, despertar novo interesse espiritual ou reafirmar os que estão em dívida ou desgraça" (R.C.Stedmam).

9. Presidir

Rm 12.8 - Capacidade de dirigir ou de liderança que produz benefícios

espirituais. Literalmente: "O que está em pé, na frente".

10. Contribuir / Repartir

Rm 12.8 - Habilidade recebida para ganhar dinheiro e ofertá-lo com sabedoria, alegria e generosidade para o trabalho de Deus; dom da liberalidade.

11. Misericórdia

Rm 12.8 - Capacidade de prestar auxílio não-merecido, de ajudar os repugnáveis. É muito parecido com o dom de socorro, com a diferença de que o dom de misericórdia é dirigido aos indignos, àqueles que geralmente causam repulsa pelo seu estado ou por sua natureza.

12. Socorro

1 Co 12.28 - Capacidade de ajudar outros em suas necessidades de modo a fortalecê-los e encorajá-los material e espiritualmente. É o dom da ajuda onde há necessidade, da disposição de servir ou do espírito serviçal.

13. Fé

1 Co 12.9 - Visão, capacidade espiritual de ver o invisível e crer que Deus fará, mesmo se parece impossível, pondo-se em ação mesmo contra as circunstâncias - Hb 11.1-6. Capacidade para fazer grandes coisas para Deus - 1 Co 13.2; 5.34; 10.52.

14. Dons de Curar

1 Co 12.9 - Capacidade de ministrar à necessidade da pessoa através da oração, do aconselhamento e do testemunho, em todos os níveis da necessidade humana: corpo, emoções e espírito.

15. Milagres ou Maravilhas

1 Co 12.10 - Capacidade espiritual recebida de Deus para influir nos processos naturais objetivando resultados sobrenaturais.

16. Línguas e Interpretações

1 Co 12.10 - Capacidade extraordinária de falar línguas conhecidas (idiomas) no mundo de hoje, sem as ter estudado. Vemos possibilidade remota para línguas "extáticas".

Propósitos:

- falar com Deus para adorá-lo (possibilidade da língua extática) - 1 Co

14.2;

- produzir edificação pessoal - 1 Co 14.4;

- produzir edificação da Igreja, quando usado com intérprete - 1 Co 14.26, 27;

- sinal para os descrentes - 1 Co 14.21, 22.

Os dois primeiros casos são mais obscuros nas Escrituras, todavia os dois últimos têm maior respaldo.

O dom de línguas, ao ser usado na Igreja, precisa seguir a orientação de Co 14.27-35.

"O dom de línguas marcava o fato de que Deus estava julgando a Nação de Israel e deixando-a para se voltar aos gentios" (O Corpo Vivo de Cristo - p. 50). - At 2.39; 1 Co 14.21,22 demonstram isto.

Receptores:

As perguntas retóricas de 1 Co 12.30, cujas respostas são NÃO, confirmam a idéia de que alguns terão este dom, outros não. Numa reunião pública, o dom de línguas só deverá ser usado por duas ou três pessoas SE HOUVER QUEM INTERPRETE (capacidade extraordinária de interpretar uma língua sem ter estudado). Se não houver tal pessoa, cala-se e fala com Deus.

17. Discernimento

1 Co 12.10 - Capacidade de distinguir o erro da verdade, mesmo antes que os resultados confirmem - At 5.4,9.

OBSERVAÇÃO FINAL: Esses são os dons mencionados nas Escrituras. A lista não se esgota aqui, pois em torno de cada um geralmente há uma diversidade de manifestações e dons secundários, gêmeos ou afins, produzidos pela manifestação destes dons. Tomando cada dom mencionado e indagando quais as suas manifestações ou implicações no Corpo de Cristo e na vida cristã, teremos as áreas e formas de sua operação na Igreja.





http://www.clubebiblico.com/2008/01/conhea-palavra-da-vida.html

Nenhum comentário: