segunda-feira, 7 de abril de 2008

Transformou minha dança em pranto

Transformou minha dança em pranto

Na sua última reunião, o Supremo Concílio (entenda-se, os papas da Igreja Presbiteriana do Brasil) expressou sua doce ordenança sobre dança na igreja:

“O modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por Ele mesmo e é tão limitado por sua vontade revelada, que não deve ser adorado segundo as imaginações dos homens ou sugestões de Satanás, sendo INCOVENIENTES todas as formas que possam distanciar os adoradores, sendo que dentre essas formas inconvenientes, encontram-se as expressões corporais acentuadas, como danças litúrgicas e coreografias”

Quer dizer que todas as vezes que coloquei minha melhor roupa, fiz a mais bela maquiagem e subi ao púlpito, fui inconveniente.
Quer dizer que todas as vezes que saltei de alegria, fui inconveniente.
Quer dizer que todas as vezes que chorei de quebrantamento, fui inconveniente.
Quer dizer que todas as vezes que vi pessoas vibrarem, chorarem, serem salvas através dos meus movimentos, fui incoveniente.
Sou inconveniente, porque todas estas vezes estava dançando.
Deus foi inconveniente, porque todas estas vezes dançava comigo.
Deus foi incoveniente porque me ensinou a dançar.

Perdoem-me, irmãos, a inconveniência.
Perdoem-me, irmãos, por todas a vezes que me viram dançar e me desejaram.
Perdoem-me, irmãos, por todas as vezes que os distanciei dos princípios litúrgicos de um culto santo.
Perdoem-me, irmãos, por todas as vezes que os afastei de Deus.
Perdoem-me, irmãos.

Mas,
sejam inconvenientes: Não se conformem com este século.
Sejam inconvenientes: Não deixem que o inimigo continue patenteando aquilo que é de Deus.
Sejam inconvenientes: Não deixem o nosso samba morrer nas mãos de deturpadores.
Sejam inconvenientes: Não enterrem o talento.

E perdoem.
Perdoem aqueles irmãos que assistem às dançarinas do Gugu e enxergam o mesmo em você.
Perdoem aqueles irmãos que dizem que sua dança atrapalha a adoração a Deus no culto, quando, na verdade, a mente deles não está cativa ao Senhor, mas ao futebol, ao fantástico ou à amante.
Perdoem aqueles irmãos que sentem-se afastados de Deus por sua dança, quando a sua comunhão está antes comprometida por falta de leitura bíblica, oração e devoção.
Perdoem estes irmãos.

Quero continuar no movimento da inconveniência de uma arte que perturba. O que mais fez Jesus, se não ser inconveniente, perturbador, questionador, artista.

Declaro, então, aberto o Movimento da Inconveniência. Ou então, rasguem as páginas de Davi, de Mirian, dos Salmos.
Declaro aberto o Movimento da Inconveniência. Ou então, amarrem seus corpos.
Declaro aberto o Movimento da Inconveniência. Ou então, deixem sua dança ser transformada em pranto.

Por: Ana Flavia Luna


Nenhum comentário: